Anne with an E ou Anne com E é uma série da TV canadense CBC em parceria com a Netfllix disponível pela streaming, baseado no Livro Anne de Green Gables , da autora de Lucy Maud Montgomery.

O primeiro episódio pode assustar, possui 1h29min, a primeira temporada tem 7 episódios , a segunda temporada e a terceira temporada têm 10 episódios ,você disponibilizará uma média de dois dias e meio para concluir a série, pois todos os episódios , exceto o primeiro , contam com 44 minutos.

Destaco que indico essa série com tranquilidade pois sei como é importante vigiar aquilo que vemos, ouvimos e falamos, todas essas coisas podem influenciar na nossa energia e essa série somou positivamente em minha vida.

Infelizmente ainda não li os livros de Anne de Green Gable para poder fazer comparações, mas essa leitura já está em minha lista de desejos. Bom, o que eu sei é que a série incluiu diversos personagens e alterou a personalidade de alguns para trabalhar toda a consciência política da Anne  no que diz respeito a igualdade entre as pessoas independente de sua etnia , classe social , aparência, cultura e orientação sexual , todas essas bandeiras são levantadas na série com maestria , tudo é levantado com delicadeza e outras vezes com humor , nos arrastando a uma inadiável reflexão sobre nós mesmos enquanto seres individuais e enquanto sociedade.

Porém, a essência de Anne curiosa, meiga, sonhadora , inteligente , espirituosa é a mesma tanto nos livros como na série. Faço um parágrafo aqui para dizer que a decisão com relação a atriz que interpretou Anne foi extremamente acertada, pois Amybeth Mcculty está perfeita no papel.

Para começar a entender e a se apaixonar por essa personagem feminina tão empolgante que é Anne é necessário entender que ela ser ruiva é fato primordial da série. Isso porque ela sofre extremo preconceito por isso, talvez por que a sociedade daquela época (1908) ainda tivesse resquícios do preconceito da idade média que torturou várias pessoas ruivas por acreditarem que eram ligados a bruxaria ou talvez pelo fato de simplesmente ser um tom de cabelo mais incomum.

Anne foi alvo de comentário maldosos que a machucavam muito, no decorrer da série ela aprende muito sobre autoestima e aceitação.

Outro fato importante é que Anne ficou órfã ainda bebê, passando por orfanatos e lares que a abandonavam. A série é capaz em muitos momentos mexer com nossas emoções, nos faz olhar para nossa ingratidão através da gratidão de Anne pela vida , pois mesmo ela sendo vítima de tantos abusos físicos e psicológicos antes da adoção definitiva ela é capaz de gestos generosos que tocam profundamente o telespectador.

É muito importante ressaltar que Anne apesar de adorável e apaixonante não é uma protagonista perfeita, ela se descontrola emocionalmente com facilidade algumas vezes e é fácil notar que isso é fruto de sua dolorosa infância, a sua intensidade também é tanta que algumas vezes ela mete o “pés pelas mãos” sendo capaz de aborrecer qualquer um, são esses os deslizes que transformam a nossa heroína em um ideal alcançável de humanidade.

Durante os anos antes da adoção de Anne pela querida Marilla e pelo Mathew nossa heroína teve péssimas referências de amizade, sofrendo violências e torturas físicas e psicológicas dentro de seu círculo de amizade, mas em Avonlea ela conhece Diana , que embora tenham tido um momento vacilante é exemplo de uma linda amizade feminina repleta de sororidade.

Como já ressaltado em muito, a personalidade de Anne é vibrante, é uma feminista que pratica a sororidade com maestria, politizada, bem-humorada , inteligente . Tudo isso sem contar na fotografia impecável da série, as ilhas de príncipe Eduardo no Canadá também entrou para a lista de desejos.

O ponto mais fraco para quem deseja começar a assistir é que pode ser frustrante o fato da série não ter se fechado em 3 temporadas, muitas histórias ficaram mal terminadas e frustrantes, e ainda existe muito potencial de desenvolvimento em tantas outras, basta lembrar que a história da vida de Anne está em 08 livros . Por questões administrativas, CBC e Netflix resolveram cancelar a série sem dar um final digno aos vários fãs no qual eu me incluo, porém isso é assunto para um próximo vídeo, se você quiser ver o vídeo com os motivos para renovar Anne with an E , me conta nos comentários .