Se você é pai e quer dar as melhores opções aos seus filhos para aprenderem a lidar com seu gênio financeiro ou se você é filho e acredita que seus pais não estão conseguindo lhe passar o melhor da educação financeira . Não importa a sua idade esse livro pode ajudar muito!
Nascemos em um mundo de rápida transformação e as pessoas não estão preparadas para enfrentar o mundo que os espera , um mundo que dá mais ênfase a despesa que à poupança . O livro sempre destaca a necessidade de sermos alfabetizados financeiramente , entendendo o que é de fato um ativo , um passivo , sabendo trabalhar com impostos e até mesmo sociedades anônimas.
Criticas ao jeito tradicional de  ensinar nas escolas e os paradoxais ensinamentos do Pai Rico e do Pai Pobre levam o leitor a uma reflexão acerca do tema e de sua própria vida no que tange a própria educação financeira que recebeu e legado a ser deixado para as próximas gerações.
Mudar a mentalidade diante de desejos e emoções , fortalecendo o intelecto da busca de fortalecer o gênio financeiro é crucial na busca da independência financeira .
O autor destaca que ao longo de toda a sua educação financeira que levou 30 anos foram repetidas 6 lições , das quais o livro detalha:
1- OS RICOS NÃO TRABALHAM PELO DINHEIRO
2- CUIDE DE SEUS NEGÓCIOS
3- A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E O PODER DA SOCIEDADE ANÔNIMA
5- OS RICOS INVENTAM DINHEIRO 6-TRABALHE PARA APRENDER NÃO TRABALHE PELO DINHEIRO
Outro conselho que me chamou atenção é que devemos ser sinceros a respeito de nossas emoções a aprender a usá-las ao nosso favor, sempre!. Observe suas emoções não reaja a elas.Lembre-se do Poder do Espelho!
Instagram: @melisandramartins1