O autoconhecimento deve ser uma busca constante. Mais do que nunca a velocidade das mudanças estimula este olhar para dentro. Os momentos difíceis, desafiadores e de crises são oportunidades que se abrem para o autoconhecimento e a maneira como reagimos nestas situações defina a diferença entre aqueles que aproveitam para se descobrir e aqueles que buscam culpados e entram num processo de vitimização.

O poder do autoconhecimento auxilia o indivíduo a ter consciência de si, facilitando o autodomínio, além de esclarecer o sentido da vida, o que potencializa a automotivação. É comum as pessoas se envolverem no redemoinho do dia a dia, e raramente ou nunca pararem para refletir , pensar sobre si mesmo e se questionarem.

Infelizmente ainda não conheço em detalhe a cultura oriental mas acredito que o fato deles parecerem ser mais introspectivos facilita a valorização do autoconhecimento. O mundo ocidental é a turma do “fast-tudo”, queremos tudo para ontem sem nos perguntar o porquê e para que queremos , entrando em um círculo vicioso aonde os desejos são urgentes em todas as áreas da vida .

O caminho do autoconhecimento pode ser trilhado através da reflexão das experiências que obtemos ao longo das nossas vidas, para desta forma evitar a repetição de erros que levam brigas , desentendimentos e sofrimentos desnecessários. Como frutos deste processo, seremos capazes de encontrar a paz interior e harmonia em nossas relações. Tenho algumas perguntas que sempre me faço nesse processo reflexivo:

1 – O QUE TE FAZ FELIZ?

2 – COMO AS PESSOAS A SUA VOLTA TE DEFINEM? COMO VOCÊ É DEFINIDO TE AGRADA ? EM QUE VOCÊ PODE MELHORAR?

3- DO QUE VOCÊ NÃO GOSTA E QUE TE INCOMODA MUITO?

4- QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS , DESEJOS E SONHOS ? AONDE VOCÊ DESEJA ESTAR DAQUI A 2, 3, 5, 10 ANOS? VOCÊ ESTÁ O CAMINHO PARA SE SENTIR REALIZADO (VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL)?

5- QUAIS SÃO SUA QUALIDADES ? É POSSÍVEL APRIMORÁ-LAS AINDA MAIS?

6- QUAIS FORAM SUAS MAIORES REALIZAÇÕES? HOJE ELAS AINDA TEM IMPORTÂNCIA?

7- QUAIS SEUS MAIORES ARREPENDIMENTOS? ELES AINDA TE ATRAPALHAM?

8- QUANDO VOCÊ QUER COMPRAR OU COMER ALGO (CONSUMIR EM GERAL) QUAL O SEU SENTIMENTO EM RELAÇÃO AO CONSUMO? VOCÊ O FAZ POR UMA NECESSIDADE SAUDÁVEL OU PARA PREENCHER UM VAZIO DE SUA ALMA?

Vale lembrar o que Sun Tzu , em seu livro “ A arte da guerra “ fala da importância de se conhecer para enfrentar qualquer desafio , o autor destaca que “ se você conhece a si mesmo e conhece o inimigo não precisa temer o resultado de 100 batalhas , se você conhece a si mesmo mas não conhece o seu inimigo para cada vitória ganha sofrerá uma derrota, se você não conhece a si mesmo nem o inimigo perderá todas as batalhas. Shakespeare, por sua vez , disse que “ de todos os conhecimentos possíveis o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo. O filosófo Socrátes declarou “conhece-te a ti memo”. A bíblia revela: “ e conheceis a verdade e a verdade vos libertará.

Vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=QEWKN65f8u8

Instagram : @melisandramartins1